Cidades

Tripulantes são resgatados de barco que saiu de Niterói

Rebocador fazia medição de profundidade quando afundou. Foto: Reprodução

Os 18 tripulantes do rebocador MV Carmen que naufragou na madrugada desta sexta-feira (20), por voltadas 4h55, na Bacia de Campos, foram resgatados com vida. A embarcação afundou depois de realizar procedimentos de medição de profundidade no litoral. Ela partiu de Niterói no último domingo (15).

A empresa OcenaPact Geociências, responsável pela embarcação, informou que os trabalhadores foram resgatados por salva-vidas e estão em segurança a bordo das embarcações que prestam apoio. Não há nenhum ferido ou desaparecido e todos os tripulantes resgatados passam bem.

Em nota, a Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 1° Distrito Naval, informa que a Capitania dos Portos de Macaé (CPM) tomou conhecimento, na madrugada desta sexta-feira (20), do naufrágio da embarcação “MV Carmen”, com 18 tripulantes, no Campo de Albacora, Bacia de Campos (RJ).

Todos os tripulantes da embarcação foram resgatados com vida por duas embarcações de apoio marítimo que estavam próximas ao local do naufrágio, não havendo feridos.

A nota diz ainda que a empresa proprietária do navio “MV Carmen” foi notificada a manter um navio em prontidão na área, com capacidade de contenção de óleo no local do naufrágio, a fim de garantir a segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica.

A Marinha segue dizendo que um inquérito administrativo foi instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. Concluído o inquérito e cumpridas as formalidades legais, serão encaminhados ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação e dará vista à Procuradoria Especial da Marinha, para que adote as medidas previstas no Art. 42 da Lei no 2.180/54.

Já a empresa OceanPact informou que "nossos times de gestão de emergência e crise foram acionados e o comitê de investigação de incidente definido para apuração das causas deste evento. A Marinha do Brasil já foi devidamente informada do incidente. A OceanPact Geociências está prestando todo o apoio necessário aos tripulantes e a seus familiares e à disposição para esclarecimentos que se façam necessários às autoridades", diz o comunicado.

< Reajustes dos planos de saúde voltam em janeiro Fifa anuncia que entregará prêmio The Best em 17 de dezembro <